1.3- Gerenciamento de Dispositivos - Sistemas Operacionais: Windows 95/98/2000/NT/XP/Vista


Como Gerenciar Dispositivos com o Gerenciador de Dispositivos no sistema operacional Windows XP.

O Windows 2000/XP trabalha, como as gerações anteriores, com drivers de dispositivos tanto monolíticos como universais. O sistema operacional é responsável por toda a gerência de entrada e saída, de dados, acesso direto à dispositivos/memória.

Uma da particularidades da plataforma XP/2000 é a distinção entra os drivers de rede dos demais drivers de dispositivos do sistema; Os drivers de rede são responsáveis por todas as funcionalidades de rede do S.O. , não sendo apenas responsável pelo envio de pacotes.

Os demais drivers de dispositivos passam pela padronização WDM (win32 driver model) que visa uma melhor integração e clareza na especificação dos drivers.

O Windows XP/2000 utiliza o padrão IRP (I/O Request packets), que é um formato de pacotes para todas as transferências de dados no sistema; As informações são convertidas, um gerenciador de I/O direciona os pacotes e libera posteriormente os recursos da máquina - tanto em modo síncrono como assíncrono.

Muitas das modificações nos padrões das plataformas windows são em decorrência de sempre crescente utilização de redes/internet na realidade dos usuários.

_____________________________________________


O Gerenciador de Dispositivos fornece informações gráficas sobre como o hardware de seu computador é instalado e configurado e como o hardware interage com os programas de seu computador.


Você pode usar o Gerenciador de Dispositivos para alterar a forma de configurar seu hardware e para alterar a forma em que seu hardware interage com os programas de seu computador. Com o Gerenciador de Dispositivos, você pode atualizar os drivers de dispositivo para o hardware instalado no seu computador, modificar as configurações de hardware e solucionar problemas.


O Gerenciador de Dispositivos possibilita:
• Determinar se o hardware de seu computador está funcionando adequadamente.

• Alterar as definições de configuração de hardware.

• Identificar os drivers de dispositivo que estão carregados para cada dispositivo e obter informações sobre cada driver de dispositivo.

• Alterar configurações avançadas e propriedades dos dispositivos.

• Instalar drivers de dispositivo atualizados.

• Desativar, ativar e desinstalar dispositivos.

• Reinstalar a versão anterior de um driver.

• Identificar conflitos de um dispositivo e definir manualmente as configurações de dispositivo.

• Imprimir um resumo dos dispositivos que estão instalados no seu computador.

• Normalmente, você vai utilizar o Gerenciador de Dispositivos para verificar o status de seu hardware e atualizar os drivers de dispositivo no seu computador. Os usuários avançados, que conhecem a fundo o hardware do computador, também podem usar os recursos de diagnóstico do Gerenciador de Dispositivo para resolver conflitos entre dispositivos e alterar configurações de recursos.

A partir da versão Windows 2000 o gerenciador de E/S está bastante relacionado com o gerenciador de plug and play. A idéia por tras do plug and play é a de um barramento enumerável. Muitos barramentos, dentre eles pc card, pci, usb, IEEE , 1394 e SCSI, foram projetados para que o gerenciador de plug and play pudesse enviar uma requisição a cada slot, pedindo para que o dispositivo lai alojado identifique-se. A medida que cada um é carregado, um objeto-driver é criado para ele.
Para alguns barramentos, como o SCSI, a enumeração ocorre somente no momento do boot, mas para utros como o USB e o IEEE 1394, a enumeração pode ocorrer a qualquer momento.

O gerenciador de E/S é semelhante ao gerenciado de energia. Juntos o gerenciador de energia e de dispositivos lidam com o ligamento e desligamento dos dispositivos. As requisições por blocos de dados dos processo dos usuários são enviadas inicialmente para o gerenciador de cache. Se o gerenciador de cache não puder atender a requisição, ele fará com que o gerenciador de E/S chame o driver do sistema de arquivos apropriado para obter do disco o bloque ele precisa.

Fonte: Sistemas operacionais modernos / Andrew S. Tanenbaum ; trad. Nery Machado Filho

0 comentários: